Blog

Conhecendo Valparaíso, a cidade mais colorida do Chile

Quem toma os tours bate-volta para ir a Valparaíso, a 120 quilômetros de Santiago, fica na vontade. O melhor é pousar pelo menos uma noite para sentir a atmosfera dessa cidade portuária repleta de murais de grafite, lojas autênticas e bares e restaurantes com vista para o mar. É possível chegar de ônibus ou carro alugado.

A graça de Valpo, seu apelido carinhoso, começa com a arquitetura peculiar: suas casas e prédios estão encarapitados entre morros em ângulos improváveis, e requerem ladeiras, escadarias e elevadores para serem percorridos.

Os morros turísticos são dois, colados um no outro: Alegre e Concepción, que ofuscam a falta de charme da parte baixa da cidade, tão lindinhos que são, com seu casario bem pintado. Subindo de elevador você dá de cara com o restaurante Café Turri, com frutos do mar de primeira e um terraço com vista imbatível. Saindo de lá, passe no Café Central, mistura de cafeteria com galeria de arte. Ruas adjacentes como a Urriola têm várias lojinhas para espiar e outros bons restaurantes como o Pasta e Vino.

Valparaíso sempre foi uma cidade de artistas. Nos últimos tempos, virou referência global em arte urbana, como atestam os muitos murais fotogênicos que cobrem suas paredes e muros. Para ver uma concentração deles, visite o Museo a Cielo Abierto.

No passado, Valparaíso também inspirou o célebre Pablo Neruda, que tinha uma casa na cidade e costumava passar o Réveillon vendo os fogos da sua janela. Hoje, a casa é um museu, chamado La Sebastiana, que expõe os cômodos e a excêntrica coleção de objetos e móveis do poeta chileno, com um ótimo áudio-guia que conta sobre sua relação com a cidade. Para continuar na vibe dos artistas, tome uma cerveja no Cinzano, um bar centenário que tem música ao vivo nos fins de semana.

Para se hospedar, Valparaíso tem uma série de hotéis-boutique com design impecável. São boas escolhas o MM450, com um simpático pátio com jardim, quartos espaçosos e móveis de madeira rústica, e o Hotel Boutique Acontraluz, com vista privilegiada para Valpo e o marzão azul ao fundo.

Com informações, Rio Galeão.

Cadastrador no Cadastur
© 2018 - 2020 Wissen Viagens e Turismo Ltda.
0800 234 5000 | (47) 99137-6800
Desenvolvido com pela Center Designer
Image
0800 234 5000 | (47) 99137-6800
Desenvolvido com pela Center Designer
© 2020 Wissen Viagens e Turismo Ltda.