Blog

Bagagem de mão: o que pode ou não levar

Viagem se aproximando e, além da ansiedade, aquela dúvida de sempre: o que posso levar na bagagem de mão? Os agentes aqui da Wissen têm a resposta na ponta da língua. Ou melhor, do teclado. Mas antes de começar, é legal lembrar que as regras podem variar de cia para cia e as dicas aqui da matéria são referenciais.

O que é bagagem de mão?

A bagagem de mão é aquela que todo passageiro tem direito de levar consigo. Diferentes das despachadas, as de mão são acomodadas sob os assentos ou nos compartimentos acima das poltronas. Hoje a lei permite que seja levado até 10kg, respeitando os 115 cm (soma da altura, comprimento e largura) da mala ou mochila utilizada. No momento do embarque ela passa pelo raio-x e pode ser inspecionada pela polícia.

Com a liberação de cobrança opcional das malas despachadas, que vão no porão das aeronaves, muitos turistas passaram a utilizar apenas a franquia da bagagem de mão em viagens curtas. Para isso, basta saber quais itens podem ou não ser levados, evitando que os agentes de segurança dos aeroportos peçam que itens sejam removidos da bolsa.

Objetos pontiagudos

Navalhas, lâminas de barbear, sapatos de salto alto, alicates de unhas e cutículas, agulhas de tricô, facas, entre outros, são proibidos na bagagem de mão.

Cosmético e medicamentos

Desodorantes aerossol ou quaisquer frascos com produtos sob pressão não podem ser transportados com você, somente na franquia de mala despachada. Óleos de banho, perfumes, pasta de dente, enxaguante bucal e rímel em base líquida não podem ultrapassar os 100 ml por frasco. Medicamentos líquidos ou tarja preta, apenas se forem indispensáveis por razão de saúde e necessitam a apresentação de receituário médico.

Alimentos e bebidas

Somente os líquidos adquiridos na área do duty free, localizadas no interior das salas de embarque/desembarque, pós raio-x, podem ser carregados com os passageiros. Barras de cereais, chocolate e salgadinhos podem ser comprado pelos clientes antes de acessar a área privada do aeroporto.

Equipamentos eletrônicos

Máquinas fotográficas, acessórios de fotografia sem pontas pontiagudas, notebooks, mp3, chapinha, secador de cabelo, escola modeladora de cabelos também podem ser levados. Porém, consulte sempre o hotel que você ficará hospedado para evitar carregar peso sem necessidade, já que muitas hospedagens oferecem de cortesia o uso de secadores e outros.

Cadastrador no Cadastur
© 2018 - 2020 Wissen Viagens e Turismo Ltda.
0800 234 5000 | (47) 99137-6800
Desenvolvido com pela Center Designer
Image
0800 234 5000 | (47) 99137-6800
Desenvolvido com pela Center Designer
© 2020 Wissen Viagens e Turismo Ltda.